sábado, 9 de fevereiro de 2008

O meu Perfil nos Slot Cars

PRATICANTE DE SLOT DESDE:
Aprox. 1978, com uma pista “Polistil” com dois F1.

PERCURSO NO SLOT:
Com esta primeira pista Polistil, cujos dois F1 (Ferrari 312 T2 e McLaren M23) ainda conservo religiosamente, organizei com alguns amigos um primeiro campeonato com provas disputadas alternadamente em casa de cada um de nós. A evolução foi natural, pelo que adquiri posteriormente uma segunda pista e ainda algumas peças soltas para aumentar o seu perímetro, que nessa altura teria cerca de 15m. Também por esta altura participei em provas organizadas pelo “Orfeão de Matosinhos”, que nessa época tinha uma excelente pista.
Seguiu-se um interregno de aproximadamente 20 anos, durante os quais me dediquei a outras actividades como sejam a participação federada como jogador de voleibol do CDUP. Iniciei-me também no radiomodelismo automóvel escala 1/10 pista, tendo disputado alguns campeonatos regionais e nacionais inscrito pelo EVS e posteriormente pelo Pedras Rubras. Mas alguém decidiu acabar com a magnífica pista do Castelo da Maia (Quinta da Gruta), e lá voltei eu a ficar sem nenhum hobby ligado aos “carrinhos”.
Foi então que já no início deste século conheci a Stop & Go e recomecei as corridas de Slot, mantendo-me em actividade até hoje.
Paralelamente à participação em diversos campeonatos e provas isoladas, e porque privilegio mais os Ralis relativamente à Velocidade, fui convidado em 2005 a tomar parte na criação do SLOT CLUBE DO PORTO sendo um dos responsáveis pela área dos Ralis.

PREFERÊNCIAS NESTE DESPORTO/HOBBY:
Em primeiro lugar estão os Ralis, pela diversidade de modelos que é possível utilizar e pelas magníficas e sempre diferentes pistas em que podemos correr, que por vezes são verdadeiros dioramas.
Depois estão as provas de Resistência de Velocidade, com o expoente máximo nas 24H Slot do Porto.

COLECÇÃO vs. COMPETIÇÃO:
A minha colecção de miniaturas automóveis tem duas vertentes, que são os modelos estáticos e os modelos de slot. Dentro dos modelos estáticos, assumem particular importância os de escala 1/43, que colecciono desde os meus 10 anos, e por isso ultrapassam já largamente o milhar de unidades. Relativamente aos modelos de Slot, de escala 1/32, o seu número já deverá andar perto das quatro centenas, dos quais apenas cinquenta terão sido utilizados para competição.

PARTICIPAÇÃO NAS 24H SLOT DO PORTO:
Em 2005 fiz a primeira tentativa de participação integrado na equipa ABSOLUTE BEGINNERS, mas devido a alguns problemas mecânicos não conseguimos passar das pré-qualificações.
Em 2006, ainda e sempre com a AB, a nossa participação nesta prova foi excelente, tendo conseguido o 8º posto final entre 32 equipas, sendo a equipa do Porto melhor classificada.
Em 2007, devido à performance do ano anterior, as expectativas, embora secretamente, eram mais elevadas. No entanto desta vez fomos "atormentados" por uma série de problemas que resultaram num decepcionante 19º lugar final.



EXPECTATIVAS PARA AS 24H SLOT DO PORTO DESTE ANO:
Fazer mais uma prova dentro do espírito da equipa AB, ou seja, privilegiando sempre a componente participação x competição, e se possível, melhorar o resultado de 2006.

Sem comentários: